Em resposta aos questionamentos da população, a partir de informações publicadas neste período de #Coronavírus, nas redes sociais, sobre os recursos do Poder Legislativo Municipal.

O município de Pescaria Brava, situado ao sul de Santa Catarina, tem 7 anos de emancipação e busca o desenvolvimento através de sua gente e de seus gestores. O Poder Legislativo Municipal busca contribuir incansavelmente neste desenvolvimento.

Cabe destacar que a Câmara Municipal em 2019, foi reconhecida como a Sede legislativa mais econômica da região, tendo em vista o subsídio dos nove vereadores que chegam a R$ 2.500,00 mês, individual. Isso só foi possível graças a gestão enxuta e econômica, do Presidente Gilberto Neves e Silva, eleito para a gestão 2019/2020, e dos outros vereadores que estão a frente do Poder Legislativo Municipal.

Na administração dos recursos em 2019, o Presidente Gilberto, investiu valores na compra de móveis para a Câmara Municipal, que estão servindo para o bom atendimento da população, seja no Plenário, seja na Câmara. O Plenário recebeu murais com os pontos turísticos do município, fotos das atividades econômicas e da história de nossa gente. Além disso, cadeiras confortáveis e recursos visuais (telão e data show), para aqueles que acompanham a sessão possam receber todas as informações necessárias para entender o processo legislativo.

Na questão da transparência, foram investidos cerca de R$ 21 mil reais nos sistemas da Betha, que garantem um portal de informações diretamente ligado ao Tribunal de Contas de Santa Catarina - TCE/SC, e informa diariamente onde estão sendo destinados os recursos da Câmara Municipal. Além disso, foram criadas as redes sociais, e o sítio da Câmara Municipal na internet foi ampliado. Quem acompanha as sessões do legislativo no Plenário, pode conhecer os projetos de lei, requerimentos, indicações na íntegra, através de um telão digital.

Foram adquiridos, ainda, novos equipamentos que estão servindo no trabalho dos colaboradores e dos vereadores, como: novos computadores, impressoras, materiais de expediente, equipamentos de som e imagem. Quanto ao atendimento, em 2019, ampliamos os horários de trabalho, de segunda a sexta-feira, das 7h as 19h, sem fechar ao meio dia. Um atendimento formado pelos colaboradores da Câmara Municipal, dispostos e treinados para melhor atender a população. Equipe técnica e de apoio formada por advogados, administrativo, jornalista, contador e assessoria legislativa.

O Poder Legislativo, sob a presidência do Vereador Gilberto, aprovou 90% dos projetos de lei encaminhados ao Plenário. Dentre eles merecem destaque: a Lei de ajuste no orçamento Municipal, que garantiu cerca de R$5 Milhões de reais, para a Saúde de Pescaria Brava, vindos através de convênios e recursos de emendas, aprovado por unanimidade na Câmara; além das Leis de reforma e construção de unidades de saúde;

Foi aprovado também a criação do Fundo de Construção da Câmara Municipal (Lei 277/2019), que se destina, dentre outras coisas, a criação de uma conta bancária para que possam ser depositados sobras e economias, para a compra e construção da Casa do Povo. Essa é uma conta especial, criada já em 2019 e só pode ser usado para esse único fim: construção da Casa Legislativa. No ano passado o Município recebeu a aprovação de duas emendas impositivas dos deputados estaduais Júlio Garcia e Nazareno Martins, e do deputado federal Ricardo Guidi, no valor de R$ 100.000,00 cada, a pedido do Presidente, Vereador Gilberto, para a construção da sede própria da Câmara Municipal, que será encaminhado via Governo do Estado e Federal, neste ano, que também serão depositados nesta conta.

Sabemos que este é o ano eleitoral, e há muitos daqueles que não querem perder o espaço de poder. Por isso, usam da mentira, de notícias falsas e desvirtuadas para denegrir a imagem de alguém ou de uma instituição, como a Câmara Municipal e a pessoa do Presidente Gilberto Neves e Silva.

Muitas vezes, usa-se da ignorância – falta de conhecimento, porque não há capacidade para discutir projetos que visam o desenvolvimento do Município. Lamentamos por aqueles que não tem ideias e partem para esse lado. Estaremos aqui, firmes e fortes para garantir muito trabalho, desenvolvimento e economia aos cofres públicos.

Estamos todos juntos #contraocoronavirus e contra as #fakenews não vamos deixar de contribuir, como sempre fizemos, com a saúde, a educação, a segurança e com todo o desenvolvimento do Município. Essa é a hora de unirmos forças para o bem, e não para gerar discórdias e brigas politicas.